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    quarta-feira, dezembro 21, 2005

    Curriculum Vitae - 2ª Parte

    Como elaborar um Curriculum Vitae?

    Existem algumas regras que devem ser respeitadas:

    - O Curriculum Vitae não deve passar as duas páginas de duas folhas A4;
    - Deve ser dactilografado em apenas uma das faces e em folhas brancas sem linhas;
    - Ser escrito em cor preta;
    - Frases curtas com um máximo de cinco linhas por parágrafo;
    - Evitar agrafar e dobrar demasiado;
    - Deve ser enviada a impressão original;
    - Os verbos devem estar na primeira pessoa do singular;
    - Simplicidade, síntese e objectividade;
    - Ao usar siglas, escrever o seu significado entre parênteses;
    - Usar sempre os mesmos critérios;
    - Apresentar as datas sempre da mesma forma;

    Que informações deve ter um Curriculum Vitae?


    - Dados pessoais: Nome completo, morada, local de nascimento, data de nascimento, estado civil, nº do bilhete de identidade, situação militar, e-mail, nº de telefone fixo, nº de telemóvel e a hora em que estará contactável;
    - Habilitações Académicas/Literárias: Nível de escolaridade e média que possui, indicando o local e a data em que se realizaram;
    - Formação Complementar: Estudos realizados complementares ao ensino secundário e universitário, tais como seminários, diplomas e certificados profissionais adquiridos;
    - Conhecimentos: Devem ser mencionados conhecimentos a nível de línguas, programas informáticos, etc...
    - Experiência Professional: Indicar onde já trabalhou, qual o cargo que ocupava, funções que desempenhou e o respectivo período. Deve também indicar se realizou algum estágio. Para quem nunca esteve empregado poderá indicar outras funções por si desempenhadas, tais como: membro de uma associação;
    - Actividades Extra-Profissionais: Deve indicar com que actividades ocupa os seus tempos livres;
    - No final deve estar presente a assinatura do candidato e a data;

    Tipos de apresentação de um Curriculum Vitae

    Existem 3 maneiras de apresentar a Experiência Professional no Curriculum Vitae, sendo que o candidato deve optar pela que melhor se adapta ao seu perfil profissional:

    - Cronológica: Consiste em colocar por ordem da mais antiga para a mais recente experiência de emprego que o candidato já teve. Assim pretende-se realçar a evolução e progressão do candidato.
    - Cronológica Inversa: Apresenta a informação do mais recente para o mais antigo. Neste caso está a destacar a experiência mais recente.
    - Funcional: As várias experiências são distribuídas por temas. Pretende-se assim não divulgar passagens menos conseguidas ou paragens.