Curriculum Vitae - 2ª Parte
Como elaborar um Curriculum Vitae?
Existem algumas regras que devem ser respeitadas:
- O Curriculum Vitae não deve passar as duas páginas de duas folhas A4;
- Deve ser dactilografado em apenas uma das faces e em folhas brancas sem linhas;
- Ser escrito em cor preta;
- Frases curtas com um máximo de cinco linhas por parágrafo;
- Evitar agrafar e dobrar demasiado;
- Deve ser enviada a impressão original;
- Os verbos devem estar na primeira pessoa do singular;
- Simplicidade, síntese e objectividade;
- Ao usar siglas, escrever o seu significado entre parênteses;
- Usar sempre os mesmos critérios;
- Apresentar as datas sempre da mesma forma;
Que informações deve ter um Curriculum Vitae?
- Dados pessoais: Nome completo, morada, local de nascimento, data de nascimento, estado civil, nº do bilhete de identidade, situação militar, e-mail, nº de telefone fixo, nº de telemóvel e a hora em que estará contactável;
- Habilitações Académicas/Literárias: Nível de escolaridade e média que possui, indicando o local e a data em que se realizaram;
- Formação Complementar: Estudos realizados complementares ao ensino secundário e universitário, tais como seminários, diplomas e certificados profissionais adquiridos;
- Conhecimentos: Devem ser mencionados conhecimentos a nível de línguas, programas informáticos, etc...
- Experiência Professional: Indicar onde já trabalhou, qual o cargo que ocupava, funções que desempenhou e o respectivo período. Deve também indicar se realizou algum estágio. Para quem nunca esteve empregado poderá indicar outras funções por si desempenhadas, tais como: membro de uma associação;
- Actividades Extra-Profissionais: Deve indicar com que actividades ocupa os seus tempos livres;
- No final deve estar presente a assinatura do candidato e a data;
Tipos de apresentação de um Curriculum Vitae
Existem 3 maneiras de apresentar a Experiência Professional no Curriculum Vitae, sendo que o candidato deve optar pela que melhor se adapta ao seu perfil profissional:
- Cronológica: Consiste em colocar por ordem da mais antiga para a mais recente experiência de emprego que o candidato já teve. Assim pretende-se realçar a evolução e progressão do candidato.
- Cronológica Inversa: Apresenta a informação do mais recente para o mais antigo. Neste caso está a destacar a experiência mais recente.
- Funcional: As várias experiências são distribuídas por temas. Pretende-se assim não divulgar passagens menos conseguidas ou paragens.
Existem algumas regras que devem ser respeitadas:
- O Curriculum Vitae não deve passar as duas páginas de duas folhas A4;
- Deve ser dactilografado em apenas uma das faces e em folhas brancas sem linhas;
- Ser escrito em cor preta;
- Frases curtas com um máximo de cinco linhas por parágrafo;
- Evitar agrafar e dobrar demasiado;
- Deve ser enviada a impressão original;
- Os verbos devem estar na primeira pessoa do singular;
- Simplicidade, síntese e objectividade;
- Ao usar siglas, escrever o seu significado entre parênteses;
- Usar sempre os mesmos critérios;
- Apresentar as datas sempre da mesma forma;
Que informações deve ter um Curriculum Vitae?
- Dados pessoais: Nome completo, morada, local de nascimento, data de nascimento, estado civil, nº do bilhete de identidade, situação militar, e-mail, nº de telefone fixo, nº de telemóvel e a hora em que estará contactável;
- Habilitações Académicas/Literárias: Nível de escolaridade e média que possui, indicando o local e a data em que se realizaram;
- Formação Complementar: Estudos realizados complementares ao ensino secundário e universitário, tais como seminários, diplomas e certificados profissionais adquiridos;
- Conhecimentos: Devem ser mencionados conhecimentos a nível de línguas, programas informáticos, etc...
- Experiência Professional: Indicar onde já trabalhou, qual o cargo que ocupava, funções que desempenhou e o respectivo período. Deve também indicar se realizou algum estágio. Para quem nunca esteve empregado poderá indicar outras funções por si desempenhadas, tais como: membro de uma associação;
- Actividades Extra-Profissionais: Deve indicar com que actividades ocupa os seus tempos livres;
- No final deve estar presente a assinatura do candidato e a data;
Tipos de apresentação de um Curriculum Vitae
Existem 3 maneiras de apresentar a Experiência Professional no Curriculum Vitae, sendo que o candidato deve optar pela que melhor se adapta ao seu perfil profissional:
- Cronológica: Consiste em colocar por ordem da mais antiga para a mais recente experiência de emprego que o candidato já teve. Assim pretende-se realçar a evolução e progressão do candidato.
- Cronológica Inversa: Apresenta a informação do mais recente para o mais antigo. Neste caso está a destacar a experiência mais recente.
- Funcional: As várias experiências são distribuídas por temas. Pretende-se assim não divulgar passagens menos conseguidas ou paragens.
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