Emprego Online - Ofertas e Dicas de Emprego

    terça-feira, dezembro 20, 2005

    Curriculum Vitae - 1ª Parte

    O que é um Curriculum Vitae?

    Um Curriculum Vitae é um documento de 2/3 folhas A4 em que se referem os dados pessoais, as qualidades, as aptidões e competências que o candidato possui. Nele deverá estar presente o que já fizemos, o que sabemos fazer, onde e quando o aprendemos e algumas actividades extra-profissionais.
    Normalmente é o primeiro contacto entre o empregador e com quem procura emprego e como tal deve ser elaborado de forma cuidada.

    Quais os objectivos da elaboração de um Curriculum Vitae?

    O Curriculum Vitae tem como principais objectivos dar a conhecer o candidato ao seleccionador, fornecer uma imagem que corresponde ao perfil pretendido, dar uma visão de evolução e potencial, passar a primeira fase de selecção e apoiar na futura entrevista. Serve ainda para relembrar o futuro empregador quais as aptidões e competências do candidato.

    Quando é que se deve fazer o Curriculum Vitae?

    - Qualquer empregado deveria ter o seu Curriculum Vitae actualizado de maneira a não "deixar ficar para trás" algumas experiências profissionais e actividades extra-profissionais;
    - Quando se pretende encontrar ou mudar de emprego;
    - Sempre que se responde a um anúncio de emprego.